Gary Goodridge tem doença degenerativa na cabeça diagnosticada

14/02/2012 11:15

 

Gary Goodridge tem doença degenerativa na cabeça diagnosticada

Encefalopatia traumática crônica (ETC) é uma lesão cerebral causada por repetidos traumatismos cranianos. Lutador não se arrepende do passado

Por SporTV.comRio de Janeiro

Gary Goodridge lutador (Foto: Reprodução / Twitter)Gary Goodridge tem cartel de 23 vitórias e 22
derrotas no MMA (Foto: Reprodução / Twitter)

Gary Goodridge, ex-lutador de UFC, Pride e K-1, teve diagnosticada uma doença degenerativa chamada encefalopatia traumática crônica. A ETC, como é chamada, é uma lesão cerebral causada por repetidos traumatismos cranianos. Goodridge, nascido em Trinidad e Tobago, tem 46 anos e uma carreira extensa tanto no MMA (23-22) quanto no kickboxing (12-24-2). Lutava desde 1999, mas já não sobe aos ringues desde 2010. E não se arrepende de nada.

- Eu amo o jeito que vivo minha vida, quero dizer que eu gostaria de fazer pequenas mudanças, mas não, eu não tenho arrependimentos. Eu adorava a maneira como minha vida era, eu vivi uma vida boa, e eu estou feliz com o que eu fiz - disse Goodridge ao site "MMAWeekly".

A encefalopatia traumática crônica é comumente encontrada em lutadores de boxe, jogadores de futebol americano, de hóquei no gelo e outros atletas que sofreram repetidas choque traumático na cabeça.

Goodridge, que chegou a lutar mais MMA do que kickboxing, credita as lesões aos combates que fez no K-1, maior evento de trocação do mundo e onde não é permitido luta no solo, nem golpes de estrangulamento ou torção. Ele lançou recentemente sua autobiografia e quer alertar os lutadores sobre os perigos das concussões.

- Você tem as notícias que apenas tem que lidar com isso, viver com ele. Não há tratamento. Há comprimidos para tornar o processo da doença mais lento, mas é inevitável. Eu gostaria de compartilhar com as pessoas, mas eu acho que a maioria das minhas lesões veio do K-1. MMA realmente não era um problema, porque não há quase nenhum golpe na cabeça. Cerca de 90% de meus ferimentos vieram do K-1, onde não há traumatismos cranianos, mas há mais lesões na cabeça.

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.