Rafael Cordeiro garante que equipe do TUF terá a cara de Wanderlei Silva

02/02/2012 10:54

 

Rafael Cordeiro garante que equipe do TUF terá a cara de Wanderlei Silva

Técnico de muay thai diz que "Cachorro Louco" está com a luta contra Vitor Belfort entalada na garganta há 14 anos, e diz que revanche será uma guerra

Por Marcelo RussioDireto de Las Vegas, EUA

Um dos mais prestigiados técnicos de muay thai do mundo, o brasileiro Rafael Cordeiro revelou, em entrevista exclsuiva ao SporTV.com, como espera que a equipe comandada por seu pupilo, Wanderlei Silva, trabalhe na casa do reality show "The Ultimate Fighter Brasil". Além disso, o paranaense disse que torcer para que o programa revele uma quantidade ainda maior de campeões que os TUFs dos EUA. Segundo ele, a atração será um divisor de águas na história do MMA no Brasil. Na próxima segunda-feira, dois dias após o UFC 143, Cordeiro, Wanderlei e Fabrício Werdum vão para o Brasil para conhecer os atletas e iniciarem os trabalhosno TUF Brasil.

Rafael Cordeiro, técnico de muay thai de Wanderlei Silva (Foto: Marcelo Russio)O paranaense Rafael Cordeiro, técnico de muay thai de Wanderlei Silva (Foto: Marcelo Russio)

Confira a entrevista de Rafael Cordeiro:

Expectativa para o TUF Brasil
"Sem dúvida nenhuma será algo espetacular para o MMA brasileiro. Tenho certeza que serão revelados inúmeros campeões. Veja nos EUA, que já tem 4 edições realizadas do programa, quantos grandes lutadores e campeões saíram do programa: Forest Griffin, Rashad Evans, Diego Sanchez, Kenny Florian e tantos e tantos outros. No Brasil, eu espero que seja até mais, porque no Brasil os lutadores se agarram à luta na esperança de melhorar a própria vida e a dos seus familiares. E brasileiro é raçudo, corre atrás mesmo. Um show como esse, em uma emissora como a Globo, tem tudo para ser um divisor de águas no MMA brasileiro."

Equipe de Wanderlei Silva
"A equipe nem precisou ser montada, ela já estava pronta. Acho que tanto o Wanderlei quanto o Vitor prestigiaram muitos os treinadores brasileiros, e nos fizeram um reconhecimento muito legal. O que eu posso dizer, já que não conheço os atletas ainda, é que levaremos muita coisa do que aprendemos aqui nos EUA para lá. Vamos preparar os atletas muito bem. Teremos o Babalu, que é um grande wrestler, ajudando nessa parte, já que, culturalmente, o Brasil não tem wrestling. Nosso wrestling é o jiu-jítsu, e acho que poderemos ensinar muito disso, com a experiência e a qualidade do Babalu, para os nossos atletas, que não são bobos. Não tem ninguém ali inocente e que caiu de paraquedas no TUF. São lutadores formados, alguns bem experientes, e que precisarão de auxílio. E é para isso que eu e os outros treinadores estaremos ali."

Wanderlei Silva vs Cung Le UFC 139 (Foto: Getty Images)Wanderlei Silva festeja uma vitória no UFC vibrando
sobre a grade do octógono (Foto: Getty Images)

Perfil da equipe
"Disciplina total. O Wanderlei disse isso, e eu sei que será assim, porque ele aprendeu isso a vida toda na Chute Boxe. Se você tem um mestre, você segue o seu mesttre até o fim. Ele pode te pedir para fazer as coisas mais doidas, e você faz sem pensar. Isso é confiança, respeito, hierarquia e disciplina. Se alguém fizer bobagem, ele vai pra cima mesmo. O Wanderlei é aquilo que todo mundo sabe: coração e entrega, de peito aberto, sem máscaras. O que ele mostra nas lutas é o que ele é fora de lá. E isso vai ser importante, porque numa casa com 16 lutadores confinados, eles sabem que vão sentir dor, que vão sofrer, que ficarão longe das famílias, que passarão tensão, haverá conflitos e tudo o que vemos nos shows. O meu papel lá vai ser o de apagar incêndios, ser bombeiro mesmo, e trazer tranquilidade."

Diferença entre as duas equipes
"Sei que a nossa equipe será dedicada e preparada para vencer. Não quer dizer que um lutador é melhor que o outro, da outra equipe. Mas ele será preparado para vencer as suas lutas. Sobre o outro time, eu ainda não posso dizer muita coisa, mas o Vitor é um grande atleta e um grande campeão, e está cercado de profissionais muito competentes. Tem tudo para preparar bem seus atletas também. Só torço para que a nossa equipe vença, e que sejam revelados grandes campeões."

Vitor Belfort e Wanderlei Silva, UFC (Foto: Adriano Albuquerque)Vitor Belfort e Wanderlei Silva serão os técnicos do
TUF Brasil (Foto: Adriano Albuquerque)

Revanche entre Wanderlei e Vitor
"O Wanderlei quer essa revanche há 14 anos. Essa luta está entalada na garganta dele, não porque ele perdeu para o Vitor, que é um grande atleta e um grande campeão, mas pela forma como aconteceu. Foi tudo muito rápido, ele não conseguiu executar o seu jogo, e foi um nocaute como o que se viu. O que eu sei é que esse é um assunto ainda não resolvido para o Wanderlei. Se a derrota tivesse acontecido no segundo ou no terceiro round, ele ficaria melhor. Mas em menos de um minuto, como foi, ele não digeriu. Essa luta significa muito para ele. Vai ser uma guerra do primeiro ao último segundo, tenho certeza. No melhor estilo 'War Wand'."

Preparação psicológica para a revanche no Brasil
"Todos sabemos que um evento como esse, em um estádio de futebol, com TV aberta, uma grande luta e um grande card, mexem com o lutador. Qualquer um. Mas o Wanderlei é muito experiente. Já lutou no mundo todo, em arenas grandes e pequenas. Sabe o que esperar de cada situação. Claro que será uma situação especial para ele e para todos os lutadores que estiverem lá. Mas acho que, na hora da luta, ele vai se concentrar muito e deixará todo o restante fora da cabeça dele."

Luta de Wanderlei contra Cung Le
"Foi uma consagração que o Wanderlei estava precisando. Todo atleta precisa sentir o braço sendo levantado no fim de uma luta. E aquele clima todo que foi criado antes acabou multiplicando a vontade do Wanderlei. Quando ele venceu, e venceu bem, no estilo dele, foi muito bonito, porque ele merecia, pelo que se dedica e pelo quanto ama o MMA."

O UFC 143 ocorre na noite deste sábado e, além de Werdum x Nelson, terá como luta principal o duelo entre Nick Diaz e Carlos Condit pelo cinturão interino dos meio-médios. O card principal tem início previsto para 1h (de Brasília), já na madrugada de domingo. O evento terá transmissão ao vivo do canal Combate, e o SPORTV.COM acompanha tudo em Tempo Real.

CARD PRINCIPAL
Nick Diaz x Carlos Condit
Fabrício Werdum x Roy Nelson
Mike Pierce x Josh Koscheck
Renan Barão x Scott Jorgensen
Ed Herman x Clifford Starks

CARD PRELIMINAR
Dustin Poirier x Max Holloway
Henry Martinez x Matt Riddle
Alex Caceres x Edwin Figueroa
Matt Brown x Chris Cope
Rafael "Sapo" Natal x Michael Kuiper
Dan Stittgen x Stephen Thompson

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.