Werdum projeta disputar o título dos pesados do UFC em até quatro lutas

01/02/2012 10:23

 

Werdum projeta disputar o título dos pesados do UFC em até quatro lutas

Brasileiro quer revanche contra Junior Cigano valendo o cinturão e imagina uma luta contra o americano Frank Mir no UFC São Paulo, no mês de junho

Por Marcelo RussioDireto de Las Vegas, EUA

Fabrício Werdum posa no quarto do hotel, em Las Vegas (Foto: Marcelo Russio)Fabrício Werdum posa no quarto do hotel, em Las
Vegas, antes do UFC 143 (Foto: Marcelo Russio)

A calma e a tranquilidade que o peso-pesado Fabrício Werdum mostra ao abrir a porta do seu quarto de hotel para dar uma entrevista em nada remetem a um lutador que, em quatro dias, estará fazendo a segunda luta mais importante do UFC 143, em Las Vegas, diante do perigoso Roy Nelson. Sorrindo e respondendo todas as perguntas com tranquilidade após uma viagem de cerca de uma hora de Los Angeles, onde mora, o brasileiro demonstra muita confiança na sua preparação para o duelo contra o americano e revela que planejou a sua carreira para que, daqui a quatro lutas no máximo, dispute o cinturão de campeão da maior divisão de peso do MMA.

Confira abaixo a entrevista exclusiva de Fabrício Werdum ao SPORTV.COM:

Preparação para a luta com Roy Nelson
"Fiz três meses de treinos intensos para essa luta. Me dediquei bastante, com muita ênfase tanto na parte de pé quanto no jiu-jítsu, como sempre costumamos fazer. A preparação física foi muito boa, e estou muito confiante para essa luta de sábado. Quero dar um show. Sempre que eu estou confiante mental e fisicamente, eu fico feliz, e eu estou feliz agora. Meu irmão veio da Espanha para ficar no meu córner, como sempre ficou, junto com o Rafael Cordeiro, Babalu estará também com a gente. O treino foi muito especial, com uma grande ajuda do pessoal da Kings MMA. Fizemos a estratégia há um mês, mas não existe luta fácil. O Nelson é um cara gordo, barrigudo, mas faz jogo duro. É o Tank Abbot de 2012. Vai ser uma luta inteligente, como treinamos."

Pressão para voltar ao UFC
"Não existe pressão nenhuma. Já lutei no Pride, no Strikeforce e no UFC. Estou consciente de que esta luta é a continuação da minha carreira, e não uma reestreia. O meu destino era sair do UFC e lutar com o Fedor, que foi a melhor e mais emblemática luta da minha carreira. Era algo que eu tinha que ter feito, mesmo que tenha representado um caminho um pouco mais longo em busca do meu maior objetivo, que é o título do UFC. O Cigano mostrou que o caminho mais longo também leva ao cinturão. Ele está bem mesmo, fez oito ou nove lutas até o título, mas conseguiu. Para chegar ao cinturão, vou ter que fazer um caminho ainda mais longo que o dele, mas se o cinturão ainda estiver com ele quando eu chegar, será a luta ideal."

Fabrício Werdum ufc (Foto: Esther Lin/Strikeforce)Fabrício Werdum aplica um triângulo no russo Fedor
Emelianenko pelo Strikeforce (Foto: Esther Lin)

Vitória contra Fedor Emelianenko
"Aquela luta foi diferente de tudo, muito especial, desde o treinamento. Quando soube que teria a oportunidade de lutar com ele, nos dedicamos ainda mais. Tudo estava dando certo, com muita gente me ajudando. A energia era muito boa. Todo mundo perguntava se eu estava nervoso, e eu respondia que era a luta mais tranquila da minha vida. Eu estava muito confiante, muito bem, mesmo com aquele nervosismo normal antes da luta. Antes eu o cumprimentei, brinquei com ele fazendo a careta do macaco, e ele riu bastante. Na luta, eu tive a oportunidade de agarrar ele rápido, que era a nossa estratégia, por causa do suor, que dificulta muito para tentar um triângulo ou outro golpe. E foi melhor porque ninguém acreditava. Mas nossa equipe sabia que eu ia ganhar. Depois a gente saiu para comemorar, e eu, que não bebia há dois anos, e não bebo, tomei 12 tequilas em uma hora. Aí chorei, ri, chorei de novo... Eu digo que o nascimento da minha filha e a vitória sobre o Fedor foram as duas coisas mais importantes que aconteceram na minha vida, por tudo que elas representaram."

montagem lutadores Fabrício Werdum x Roy Nelson (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Fabrício Werdum e Roy Nelson se enfrentam no UFC
143 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Peso para a luta contra Roy Nelson
"Não tem problema algum. Estou com 247 libras, ou cerca de 111 quilos - o limite dos pesos pesados é de 265 libras, ou 120 quilos -, então estou bem. Procuro evitar refrigerantes e frituras, mas é difícil. Mas peso nunca foi problema para mim. O que eu não quero é ganhar muito peso até o dia da luta, para não perder a agilidade e a velocidade. Nessa luta, esses dois fatores e o fôlego serão fundamentais. Não posso ficar parado na frente dele, porque em luta de pesos-pesados, se um golpe entrar, a luta acaba. Acertando o queixo, cai."

Posição na linha de disputa do título em caso de vitória
"Pelos rankings de referência no MMA, eu estaria em quarto lugar, atrás do Cigano, do Overeem e do Velásquez. Vencendo essa luta, provavelmente eu subiria alguma coisa, mas nunca gostei de pensar em posição, onde eu estaria. Mas me coloco entre os melhores, e meu caminho está desenhado em busca do cinturão. Espero lutar pelo título ainda em 2012. Após essa, mais duas ou três e eu disputaria o título."

Lutar no UFC São Paulo
"Depois dessa luta contra o Roy Nelson, eu acho que o rival ideal seria o Frank Mir, e eu gostaria que fosse no UFC São Paulo. Depois dessa luta eu vou para o Brasil e fico 45 dias lá com o Wanderlei, com o Rafael Cordeiro e o Babalu para o TUF Brasil. O treinamento será mantido, só vou descansar uma semaninha e retomar os trabalhos. Lutar em junho, mês que eu venci o Fedor, seria sensacional. Lutar em um estádio de futebol, como aconteceu com o Pride em Yokohama, que teve 95 mil ou 100 mil pessoas vendo o Minotauro derrotar o Bob Sapp, seria uma loucura. Mas por enquanto estou pensando nessa luta contra o Roy Nelson. Depois, vamos ver."

Junior dos Santos Cigano com o cinturão de campeão do UFC (Foto: Getty Images)Junior Cigano posa com o cinturão de campeão dos
pesos-pesados do UFC (Foto: Agência Getty Images)

Previsão para Cigano x Overeem
"Tenho certeza que o Cigano nocauteia o Overeem. O Overeem tem qualidade na técnica de muay thai, tem muita força, mas já mostrou que, quando é pressionado, ele amarela. Quando a luta está boa para ele, cresce. Mas quando dificulta, ele sente mesmo, não tem coração. Eu quero que ele vença por ser brasileiro, e para eu ter a chance de fazer essa revanche com ele pelo cinturão. A minha ideia é ser campeão. Sempre botei metas na minha vida, e cumpri. Quis ser campeão mundial, e fui duas vezes. Quis ser campeão pan-americano, e fui três vezes. Ganhei cinco títulos europeus. Minha meta é ser campeão do UFC, e tenho que mostrar serviço. Quero que o UFC me diga que eu estou pronto para lutar. E se for uma revanche contra o Cigano, será perfeito, porque o título ficará no Brasil. Quando lutei com ele eu estava mal fisicamente e mentalmente, longe da minha família. Hoje o nível é outro, com certeza."

O UFC 143 terá como luta principal o duelo entre Nick Diaz e Carlos Condit pelo cinturão interino dos meio-médios da organização. O evento terá transmissão ao vivo do canal Combate. O SPORTV.COM acompanha tudo em Tempo Real.

UFC 143
4 de fevereiro de 2012, em Las Vegas (EUA)
Horário (de Brasília): 1h (card principal)

CARD PRINCIPAL
Nick Diaz x Carlos Condit
Fabrício Werdum x Roy Nelson
Mike Pierce x Josh Koscheck
Renan Barão x Scott Jorgensen
Ed Herman x Clifford Starks

CARD PRELIMINAR
Dustin Poirier x Max Holloway
Henry Martinez x Matt Riddle
Alex Caceres x Edwin Figueroa
Matt Brown x Chris Cope
Dan Stittgen x Stephen Thompson
Rafael "Sapo" Natal x Michael Kuiper

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.