Aprendiz de Spider, Erick Silva segue o 'mentor' dentro e fora do octógono

23/03/2012 11:31

 

Aprendiz de Spider, Erick Silva segue o 'mentor' dentro e fora do octógono

Capixaba, que já repetiu Anderson ao mostrar que se inspira em Bruce Lee para lutar, tem comportamento recatado e não rebate provocações de rivais

Por SporTV.comRio de Janeiro

 

Anderson Silva não é mentor, de fato, de Erick Silva. E o sobrenome em comum não passa de coincidência. Mas quem acompanha as performances de ambos dentro do octógono pode encontrar semelhanças quanto à agressividade e ao talento, claro que guardadas as devidas proporções, uma vez que Spider é campeão dos médios do UFC e um dos maiores lutadores do MMA mundial, e Erick, apesar de excelente nome da nova geração, ainda tem um caminho longo pela frente. Só que, ultimamente, o que mais tem chamado a atenção do público ligado ao esporte é o comportamento parecido dos companheiros de treino também do lado de fora do octógono: sempre calmos, serenos, e totalmente alheios a provocações de rivais.

Anderson Silva brinca com Erick Silva (Foto: Divulgação)Anderson brinca com Erick Silva após um treino no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

- A minha maior motivação não é com quem eu vou lutar. A maior é a minha família. Sempre vou querer lutar para ganhar, independente de quem seja o adversário. Tenho meu filho, minha esposa e luto pela minha família, não por adversário que fala bobeira - disse Erick Silva, repetindo a linha seguida por Anderson Silva de focar apenas na luta e na própria família.

Muita da notoriedade que o americano Chael Sonnen ganhou foi por conta dos inúmeros insultos e ofensas direcionadas ao Spider. Mas o brasileiro sempre se manteve fiel à filosofia de não entrar em jogo de palavras para promover lutas. Fez isso também durante a preparação para enfrentar Vitor Belfort. Por isso, já ganhou até críticas do presidente do UFC, Dana White, que ameçou tirá-lo da organização antes de sua primeira luta contra Sonnen, como pode ser visto no filme "Anderson Silva - Como Água", nos cinemas de todo o Brasil.

Acho que é o normal. A gente não tem que dar motivos para as provocações dos outros"
Erick Silva

Erick Silva pôde experimentar como lidar com esse lado americano nos últimos dias. O meio-médio Mike Pierce foi ao Twitter e desafiou os brasileiros em geral, dizendo que pedia uma luta fácil. Depois, especificou o capixaba e disse que gostaria de enfrentá-lo, já que "havia pedido por uma luta fácil". Apesar das provocações, o próximo rival de Pierce deve ser Carlos Eduardo "Tá Danado", no evento do dia 8 de junho. Mesmo assim, Erick manteve a postura:

- Acho que isso faz parte da cultura americana, eles estão tentando usar essa estratégia para tentar manipular ou até conseguir uma luta que julgam ser boa para eles. Isso é normal. Todos os atletas americanos têm o costume de provocar, coisa que no Brasil é um pouco difícil. Mas estou bem tranquilo. Não me preocupo com o que os outros falam, foco só no meu treinamento.

Assim como Anderson, Erick já mostrou que se inspira em Bruce Lee para lutar. Indagado pelo SPORTV.COM, ele reconheceu a grande semelhança com o "mentor" também fora do octógono e justificou a escolha por ter uma postura mais recatada:

- Acho que é o normal. A gente não tem que dar motivos para as provocações dos outros. Se ele (Mike Pierce) está falando tanto, tem que provar lá na hora. Eu não falo nada, chego na hora e provo bastante. Então acho que todo mundo deveria fazer assim. Alguns gostam de ficar falando, mas isso é problema deles (risos).

Anderson Silva e Erick Silva (Foto: Reprodução / Twitter)Anderson e Erick (os dois primeira da esquerda)
na Team Nogueira (Foto: Reprodução / Twitter)

Anderson Silva poderá responder a Chael Sonnen na prática, na revanche marcada para junho, no Rio de Janeiro. Já Erick não poderá fazer o mesmo com Mike Pierce, pelo menos por enquanto. Mas, com adversário ainda indefinido, ele deve ser confirmado nos próximos dias como mais um nome brasileiro no card do próximo evento a ser realizado no país. Com 36 anos, Spider poderá se aposentar tranquilo no futuro, pois um "herdeiro", no mínimo, ele já tem. 

Assista a vídeos de lutas

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.