Falastrão, louco, popular... Saiba quem é quem no mundo do MMA

03/01/2012 10:15

 

Falastrão, louco, popular... Saiba quem é quem no mundo do MMA

SPORTV.COM lista figuras mais emblemáticas dos octógonos e destaca
três brasileiros: Anderson Silva, Rodrigo Minotauro e Wanderlei Silva

Por SporTV.comRio de Janeiro

O MMA ganhou o mundo e especialmente o Brasil em 2011. O esporte que mais cresce no planeta teve seu primeiro "boom" em solo verde-amarelo na época da luta entre Anderson Silva e Vitor Belfort pelo cinturão da categoria dos médios, no dia 5 de fevereiro, mas chegou para ficar mesmo em agosto, no UFC Rio. Os fãs, claro, passaram a conhecer gradualmente não só os lutadores brasileiros, mas todas as principais figuras das artes marciais mistas.

Em 2012, a tendência é que o MMA siga crescendo e ganhe ainda mais o coração dos torcedores. Já no dia 14 de janeiro, as atenções se voltam para o UFC 142, a segunda edição do evento no Rio, que contará com as lutas de José Aldo, Vitor Belfort, entre outros. A Rede Globo fará a transmissão ao vivo. E, para familiarizar o esporte ainda mais com o público nacional, o SPORTV.COM destacou algumas das personalidades mais emblemáticas dos octógonos. Tem o "Spider" como a maior unanimidade, Rodrigo Minotauro como o guerreiro, Wanderlei Silva como o mais popular, e por aí vai. Confira a seguir:
 

Anderson Silva com o prêmio do UFC (Foto: AFP)Anderson está invicto há 15 lutas (Foto: AFP)

Unanimidade: Anderson Silva
Aos 36 anos, o brasileiro é o atual campeão dos médios do UFC, já "varreu" a categoria e não perde há 15 lutas. É considerado por consenso o melhor lutador peso-por-peso do mundo. O próprio presidente da maior organização de MMA do planeta, o americano Dana White, já disse diversas vezes que, para ele, o "Spider" é o melhor de todos os tempos.
 

 

Chael Sonnen lutador americano do UFC (Foto: Divulgação/UFC)Sonnen: sempre polêmico (Foto: Divulgação/UFC)

Polêmico: Chael Sonnen
O peso-médio já se cansou de provocar Anderson Silva para tentar conseguir uma nova chance de disputar o cinturão dos médios. Recentemente anda investindo até na rivalidade entre Palmeiras e Corinthians e gravou vídeos com a camisa do Alviverde. Alguns lutadores mais próximos dele dizem que é pura estratégia e não passa de marketing. A menção honrosa vai para Tito Ortiz, outro craque em promover suas lutas.

 

Frank Mir UFC MMA (Foto: Reprodução)Frank Mir é ex-campeão do UFC (Foto: Reprodução)

Falastrão: Frank Mir
O peso-pesado até deu uma esquecida da fama que tem em sua última luta, quando venceu e quebrou o braço de Rodrigo Minotauro. Depois, porém, tirou onda ao se gabar de que foi o primeiro a nocautear e o primeiro a finalizar o brasileiro. Ele é marcado por várias declarações inusitadas em seu currículo como lutador. Na mais grave delas, afirmou que gostaria de matar Brock Lesnar, literalmente falando, em uma luta entre eles.
 

Brock Lesnar mma (Foto: Divulgação)Lesnar anunciou aposentadoria (Foto: Divulgação)

Temido: Brock Lesnar
O grandalhão vem de duas derrotas no UFC, para Cain Velásquez e Alistair Overeem, e até anunciou a aposentadoria após o UFC 141, no último sábado, após perder para o holandês, mas continuará sendo por muito tempo o mais temido dos octógonos. Os seus 1,91m de altura e 120kg e sua alta confiança em si mesmo inibem quem está por perto.
 

 

Fedor Emelianenko strikeforce mma (Foto: Divulgação)Fedor fez fama no 'Pride' (Foto: Divulgação)

Lenda: Fedor Emelianenko
Principal estrela do extinto evento japonês "Pride", Fedor Emelianenko conseguiu o grandioso feito de ter permanecido invicto durante quase dez anos, entre dezembro de 2000 e junho de 2010, quando perdeu para o brasileiro Fabrício Werdum no Strikeforce. Depois, sofreu mais duas derrotas, mas já ensaia uma recuperação e vem de dois triunfos. Entre suas vítimas, nomes como Minotauro, Mark Coleman e Mirko "Cro Cop". Menção honrosa para Randy Couture.
 

Georges St-Pierre lutador do UFC (Foto: AFP)St-Pierre: estilo considerado chato (Foto: AFP)

Amarrão: Georges St-Pierre
Atual campeão dos meio-médios do UFC, o canadense está invicto há nove combates, mas a maioria de suas vitórias vem na decisão dos jurados. Os fãs de MMA em geral reclamam que St-Pierre "amarra" muito suas lutas no chão, fazendo uso de seu ótimo wrestling (luta olímpica) para travar o jogos dos rivais. Assim, tem poucos nocautes e finalizações. A menção mais do que honrosa vai para Jon Fitch.
 

 

Nick Diaz, lutador do UFC (Foto: Divulgação / UFC)Diaz tem postura agressiva (Foto: Divulgação / UFC)

Louco: Nick Diaz
Diaz não é dos maiores fãs de entrevistas, mas causa polêmica mesmo assim. Sempre arruma confusão com seus adversários e já até saiu na mão com Jason Miller dentro do octógono do Strikeforce, após a vitória de Jake Shields sobre Dan Henderson. Quase foi às vias de fato com BJ Penn durante a pesagem do UFC 137. Nate Diaz, o irmão mais novo, parece estar aprendendo com ele depois do tapa que deu no chapéu de Donald Cerrone.
 

ufc minotauro fisioterapia (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Minotauro (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Guerreiro: Rodrigo Minotauro
A história de superação de Antônio Rodrigo Nogueira, o Minotauro, vem desde os seus 11 anos de idade, quando ficou perto da morte ao ser atropelado por um caminhão. Um dos nomes mais respeitados do MMA no Brasil atualmente, já passou por uma cirurgia no joelho e duas no quadril. Superou todos os problemas e, aos 35 anos, compete em alto nível pelo UFC.
 

 

Wanderlei Silva vs Cung Le UFC 139 (Foto: Getty Images)Wanderlei tem muitos fãs (Foto: Getty Images)

Popular: Wanderlei Silva
O "Cachorro Louco" conquistou fãs do mundo todo, principalmente do Japão, quando ainda lutava no Pride. Lá, ficou marcado pelo estilo agressivo, que lhe rendeu o apelido, e pelas inúmeras vitórias que conquistou. Muito em função disso, se tornou o lutador mais popular das artes marciais mistas, "título" de que ainda desfruta.
 

 

Quinton Rampage Jackson no UFC 135 (Foto: Divulgação/UFC)Rampage: irreverência (Foto: Divulgação/UFC)

Engraçado: 'Rampage' Jackson
A enorme corrente que carrega no peito e o uivo do lobo característico de sua entrada no octógono são apenas algumas marcas de Quinton Jackson, o "Rampage". O lutador é famoso por sempre tirar sarro de várias situações, principalmente nas entrevistas. Protagonizou cenas hilárias como um dos treinadores do "The Ultimate Fighter 10", sempre provocando o desafeto Rashad Evans. A veia cômica lhe rendeu um papel em Hollywood, no filme "Esquadrão Classe A".
 

Jon Jones no World MMA Awards (Foto: Getty Images)Jones durante premiação (Foto: Getty Images)

Marrento: Jon Jones
Campeão meio-pesado do UFC com apenas 24 anos e considerado imbatível por muitos. Esse é Jon Jones, que deixa a humildade passar longe quando abre a boca. O americano coleciona desafetos por conta disso, como Rashad Evans e Quinton Jackson, e sempre que pode se diz superior aos demais. No octógono, costuma se mover agachado durante as lutas para provocar. E não olha para seus oponentes durantes as encaradas das pesagens.

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.